por vezes, muito raramente o que me desgasta um pouco, lembro-me que as minhas duas avós não sabem ler. ambas ainda vivas, ambas entregues á boa vontade dos filhos. sobreviram aos maridos. mas ambas preferiam a morte.

mas lembro-me que passava as minhas tardes com a minha avó paterna. cresci na aldeia onde ela vivia, e eu também, até aos 10 anos. a primária era uma escolinha típica no novo regime com dois anos em cada uma das, apenas, duas salas. a casa da minha avó era a 5 minutos a pé. era ela que me ia acordar para a escola já que os meus pais já há muito que não estavam em casa. era ela que me fazia uma gemada todas as tardes. era com ela que ia entreter horas nas terras a ver passar estações.

sempre soube que a minha avó não sabia ler. mas para mim isso parecia-me impossível. afinal, mesmo com os dois canais que a televisão me dava na altura, a verdade é que já tinha aprendido tanto. estava rodeada de letras  e números e sempre me pareceu natural ler.

uma tarde arranjei um caderno e disse á minha avó que lhe ia ensinar como é que se lia. comecei pelo a, e, i, o, u. e não cheguei a passar disso que as vacas precisavam de comer e as galinhas. e os porcos, tenho que ir tratar dos porcos.

nunca mais voltei a tentar. mas alguns anos depois a minha avó passou a ter telefone. e como identicar a quem pertence cada número? o meu avô, na altura vivo, sabia ler. mas ele não estava sempre em casa.

acho que foi aí que aprendi a saber contornar obstáculos. desenhei coisas que ela própria me disse associar aos números de telefone. a seringa do veterinário das vacas. os sacos de racção para as vacas para a loja. e muitos mais. e sempre lhe acrescentei aqueles que ela me pediu.

ainda me consigo lembrar desse caderninho que eu lhe fiz. encardido com o tempo e uso de mãos de campo. o número de minha casa tinha uma casa desenhada ao lado com 4 figuras. o meu pai é filho único e o meu irmão e eu éramos os únicos netos. casa e família. ela sempre me disse que esse sabia de cor.

comentários aos molhos

