ich liebe berlin #3

depois do almoço explorar mais a fridrichstrasse e passar pela loja da tashen só porque é linda e a loja da mini! amor. olha o mini pendurado na parede.

introduzir foto do mini pendurado na parede.

ora deixa lá ver se eles têm o porta chaves. sim!! olha lá, mas estás aqui para fazer turismo ou andar as compras de coisas parvas? hum… e não posso fazer as duas?

rua abaixo e estou a andar em direcção ao checkpoint charlie. já estou a sair do percurso recomendado. pff e desde quando é que eu faço o que é suposto?

ah e é isto? ok. fotos. e olha ali um bocado do muro. souvenirs? berliner bär para mim, óbvio, e dois trabbi. um azul e um táxi para os sobrinhos. o tiago vai-se passar a tentar descobrir a marca. já eras uma tia menos sádica. what? é um hipótese de lhe explicar umas coisas sobre geografia e história europeia.

fotos aos trabbi lá perto. mais uns detalhes da zona e muita informação sobre história em qualquer parede. berlim não se quer esquecer.

topographie des terrors é o próximo destino.

introduzir foto de detalhe de um buraco no muro.

visitas guiadas em alemão. manter-me perto e ouvir a língua por curiosidade. sentar-me nos bancos e pensar na quantidade de gente que passou por aqui para morrer. de todos os que estavam lá dentro.

o dia está frio e já escurece. caem uns pingos de chuva e ali em baixo era onde torturavam as pessoas. a cidade á volta está quieta.

voltar a caminhar e sentir as horas no corpo e o cansaço. subir em direcção á postdamer platz e perder-me um pouco. cansaço a mais para o quer que seja fazer sentido.

mais muro, mais horror, mais morte. olhar á volta e as pessoas calmas e relaxadas. é preciso ser assim, sem dúvida. o sony center e uma escultura de legos. ohh foto claro. e os boxers do haring.

escurece rápido e ainda são só 4 da tarde. encontrar o caminho e holocaustmahnmal. perder-me um pouco lá dentro.

introduzir foto de árvore despida e lua de fundo.

polícia com metralhadora no meio da rua. o urso da embaixada americana é uma estátua da liberdade. e as pilhas da máquina morreram.

brandenburg tor e reichstag. fechado e patrulhado por polícias com metralhadoras.

dar a volta e olhar a perder vista uma praça desolada ainda mais na escuridão. perguntar a um polícia o porque de estar tudo vedado.

terror!!

ameaças terroristas. porreiro pá. ou seja não vou poder visitar. dar a volta e esquecer o voltar para trás. bem, não estou longe da zona onde trabalha o joão. deixa lá ver.

e ali fica o charité universitätskliniken. soviético. o diogo vai adorar. ainda bem que é tudo a walking distance que assim volto para tirar fotos a tudo.

ainda é tão cedo. se calhar vou-me perder por estas ruas pequenas e andar até casa do joão. afinal não é de todo longe.

ruas pequenas, berliners descontraídos nas suas bicicletas e sem estarem cobertos de casacos reflectores. caminhar muito e descobrir lojinhas nas caves com uma mesa e cadeiras á porta a convidar um verão de esplanada que ainda está para chegar.

lojinhas minimalistas de cara lavada. uma pausa agradável em relação ao excesso de uma cidade sem cuidado estético que é londres.

perceber que as bicletas têm o seu espaço nos passeios. a red brick road é deles. não admira que eles andem sem estarem cobertos de material reflector e com ar de quem gosta daquilo e nada é uma competição pela vida.

levar o meu tempo num fim de tarde que já é noite a percorrer o caminho que separou o reichstag de senefelderplatz.

nem sei para que é que comprei o bilhete de dia. andei sempre a pé. sentar-me na estação de metro e ver as pessoas a entrarem e saírem do metro sem pressas.

e deixarem as bicicletas no descanso enquanto vão ao supermercado. e miúdos com os pais a aproveitarem o balanço da descida.

onde é que estás? em frente ao parque. fácil de me ver. o casaco é branco.

abraço meu doce. 3 anos é muito tempo. berlim fez-te bem.

comentários aos molhos

