ich liebe berlin #2

alexanderplatz…tinha passado a noite a ler coisas no guia para seleccionar coisas a ver. questões hisóricas aparte a praça é massiva e senti-me francamente desorientada. lojas e mais lojas ocidentais e piscar o olho á história e sorrir.

introduzir foto da escultura com um globo e com as coordenadas ou que é  de lisboa, londres e reikjavik.

porra, ando sempre na mesma zona. tenho que mudar de merediano.

dar duas voltas á praça a tentar encontrar o nome de uma rua. desorientada como tudo e já dizia mal entredentes dos alemães. procurar nas esquinas? e nada. por fim, apercebi-me dos postes com os nomes das ruas. ahhh, abençoadas culturas a roçar no nórdico! ora bem, ahh aqui estou eu.

danke. yes i know were i am. ah pá senhor simpático com uma roda de bicicleta debaixo do braço que me viu a lutar com o mapa durante uns segundos.

olha, se andar nesta direcção vou fazer o percurso unter den linden. boa. o guia diz que preciso de um dia para isso. vamos lá.

avenidas rasgadas a espaços abertos, menos carros que esperava, tempo cinzento e frio que dói.

berliner dom, museus á beirinha do spree e placas de gelo a flutuarem.

introduzir foto do gelo no rio.

introduzir fotos de 300 detalhes imponentes dos edifícios.

introduzir foto de fachada de igreja com marcas de balas.

a cidade é simpática parece-me. e as pessoas…tão calmas. humm não buzinam. é quase silencioso.

pfff não acredito. tenda da semana da moda de berlim. sempre a mesma coisa. quando viajo para as cidades é sempre durante ou próximo da semana da moda. oh well, snap snap á tenda.

humboldt universität?! ahh a feirinha dos livros usados. bolas, é tudo em alemão. ohhh goethe numa edicção tão fofa. e barata e eu com uma mochila e não precisas disso sophia. juízo que vais ter que carregar com tudo. oh mas, conciência, é tão bonito o livro. *olhar do gato das botas* pá, tu nem sabes ler alemão. ok ok. pronto. eu não compro. sacana! deves ter muitos amigos…

introduzir fotos dos livros que me estavam a fazer olhinhos.

horas? mais uma. quase meio dia, já se aceita almoçar. guia lindo, onde devo eu almoçar? os food halls das galerias lafayette? boa ideia. estou com frio como tudo e se calhar já me sentava um bocado. virar á esquerda para a friedrichstrasse e espreitar lá ao fundo e ver as brandenburg tor. rua das lojas de luxo. não resistir aos saldos das galeiras (abençoados euros e a cidade é baratinha). casa de banho com pratinho de gorjetas? hum mas mas…

procurar um senhor com placa com a bandeira de inglaterra que a de portugal era uma sorte do caraças e pedir comida. a última vez que comi tinha sido um late latté no aeroporto. meio frango estupendo e comi que me fartei.

introduzir foto do frango, do pão e da mesinha simpática.

alemães da upper class ao meu lado a almoçarem com um ar de desdém. ahh pessoas ricas, iguais em todo o lado.

comentários aos molhos

