estar em casa

o regresso a portugal foi marcado pela expectativa. que foi toda superada. a mamãe fez o tal do almoço, juntou a família toda, fui tratada por emigrante, comi leitão e abençoada a nossa terra por isso. brinquei com os miúdos todos da família. e abracinhos apertados. conversa em frente á lareira até ás 2 da manhã porque nos últimos meses não estive lá para ouvir mamãe e ela queria paleio. não consegui despedir-me do meu sobrinho. ligou-me quando estava a caminho do aerporto e esteve mais de 5 minutos a dizer xauuuuu tiiiiaaaaa. a vida ás vezes é uma merda.

sentei-me no dia antes com as minhas meninas. conversas sempre com o mesmo teor. sempre com muito riso á mistura. agora já passa muito porque quem se casa e tem mais miúdos. dar colinho á lalita que a gaja estava habituada a ter as duas tias sempre a dar atenção e agora não quer outra coisa.  a diferença. fomos as 4 (agora temos um pintelho de gente) para a casa de banho dar banho á rainha da casa. sei que estou a perder isso tudo. a vida tem mesmo dias maus.

conduzi o tempo todo que lá estive. sentia saudades disso. o meu cérebro ainda sabe bem quais as estradas e o lado certo.

no último dia fiquei em casa. sentei-me no sofá a ver desenhos animados de manhã. a olhar para o relógio e a pensar que assim as coisas não tem piada. um último lanche com um bongo e as meninas e sem vontade nenhuma de dizer ‘não sei quando volto’.

entrar no aeroporto e perceber que se confundiu horas e que a porta está prestes a fechar. correr. perder a minha echarpe. um voo e dois autocarros depois. nem quero saber quantos kilometros. 5 horas. subi por aquelas escadas de carpete cinzenta encardida, abri e porta e o alívio. estava a ver que nunca mais chegava a casa.

comentários aos molhos

