isto dos engates

passo horas nos autocarros agora. quer dizer, num em particular. que normalmente leva mais gente e tenho que gramar em pé e com encontrões. mas poupa-se. porque posso não pagar (shiuuuu) e a modos que já pouquei umas boas 10 libras nesta brincadeira. até à bicicleta há que poupar, certo? pronto. autocarro cheio, normalmente muitos miúdos com as fardas das escolas primárias e/ou básicas (há umas 3 ou 4 pelo caminho), muita gente a dormir, ainda mais gente agarrada aos iphones e/ou blackberrys, muita gente a ler, mais ainda a ouvir música.
e no meio disto tudo quando olho com mais atenção identifiquei uma cena de engate going live. o rapaz a falar com a miúda. o sorriso fofo e o mexer no cabelo a indicar algum nervosismo da parte da miúda. os risinhos de parte a parte. um ponto morto em que a cara dele não podia ser mais expressiva enquanto olhava para o outro lado e claramente pensava ‘porra e agora o que é que digo?’. ele entregou o cartão à miúda. ela olhou para ele longamente. falaram sobre o trabalho dele. ela sobre a faculdade.
eram os dois giros. até ficavam bem juntos. enquanto me tentava abstrair do facto de ainda faltar meia hora para chegar onde queria só conseguia pensar: será que ela lhe vai ligar?

6 thoughts on “isto dos engates

  1. andré henriques says:

    Isso não se faz. Contar o 1º capítulo duma história e não se poder ver o resto!
    Quanto ao andar sem pagar… como é o sistema de pagamento aí?
    Há um cobrador dentro do autocarro? É o motorista que cobra?

    Em Berlim se fores apanhada sem bilhete válido levas logo uma multa que até choras.
    O meu irmão tinha passe, mas o dele só servia a partir das 10h e foi apanhado no metro às 9.30.
    Resultado: cerca de 150€ de multa!

    • sophia says:

      o mais habitual é o oyster. carregas em sistema top up e ele, sempre que passas aquilo pelo leitor, desconta o valor da viagem. as dos autocarros são preço fixo. o metro pode depender de onde entras e sais. mas pronto. os autocarros maiores, tipo sanfona, tem 3 portas. e leitores em todas elas. nada de ser obrigatório entrar pela da frente. ou seja, entras e se quiseres não pagar estás à vontade. funciona melhor quando há algumas pessoas a entrar. porque há cctv nos autocarros e o motoristas está a ver os vários pontos do autocarro. há montes de gente e fazer isso. e sim, pode haver fiscalização. mas a multa são 50 libras que se pagares em 21 dias desce para 25. tudo considerado, esta semana ainda não paguei uma única viagem.

  2. Fernando G says:

    Não sei se devias publicar essas coisas…
    “esta semana ainda não paguei uma única viagem” ???

    E se a policia falar português e andar a espiar blogues?

    • sophia says:

      falar português alguém deve falar. sim, porque há sempre um potuguês em todo o lado.
      o ler blogues já acho mais difícil. de qualquer forma eu posso só estar a querer parecer fixe quando na realidade pago sempre a viagem e entro sempre pela frente porque o meu cérebro está formatado assim.

comentários aos molhos

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s